30 ferramentas digitais para ajudar o seu negócio em tempos de crise



Reinventar ou aprimorar o próprio negócio durante a pandemia do coronavírus tem sido o desafio de inúmeros empresários. Em tempos de crise e pressionados pelo atual cenário econômico e social, os gestores têm nas mãos a missão de encontrar soluções de baixo investimento, mas que sejam assertivas e que gerem resultados.


Para encarar essa tarefa escolhemos potencializar, aqui na int.4, o uso de ferramentas digitais com os nossos clientes. São recursos que otimizam o processo de gestão e desenvolvimento de novos projetos, contribuindo em diversas frentes como: produtividade, gestão do tempo, organização e compartilhamento de ideias, entre outros.

Reunimos em um diagrama as 30 ferramentas digitais que mais tem nos auxiliado. Sabemos que essas não são todas, e nem teríamos a pretensão de esgotar o leque de opções, mas são as que mais tem gerado resultados positivos com os nossos clientes. Esse é o diagrama desenvolvido para a int.4 e que pode ser adaptado para o seu negócio.


Organizamos as 30 ferramentas em seis etapas de distribuição de trabalho que poderão ser aplicadas ao seu negócio, de forma criativa e colaborativa. Confira a seguir:


Etapa 1: Identificação (Tendências e Desafios)


Primeiramente é preciso compreender a situação atual do seu negócio, baseando-se em fatos e dados fundamentados e sustentados. Uma pesquisa por observação e uma conversa de alinhamento de expectativas podem ser positivos nessa etapa, mas ferramentas de coletas de informações, como pesquisas e questionários, podem agilizar e facilitar esse entendimento e gerar um bom modelo de coleta de informações iniciais junto aos clientes. Nessa etapa, sugerimos lançar mão de ferramentas digitais de pesquisa como:


01. Microsoft Forms: permite criar questionários e cadastros personalizados online. Oferece a opção de criar perguntas de vários formatos diferentes, publicar em um link na web e coletar as respostas em tempo real, com gráficos gerados automaticamente.


02. Google Forms: serviço totalmente gratuito, a ferramenta é indicada para solicitar feedback sobre algo ou pedir avaliações. Com ele é possível fazer pesquisas de múltipla escolha, realizar questões discursivas, entre outras opções.


03. Survey Monkey: ferramenta prática para fazer pesquisas quantitativas e qualitativas com base na coleta de dados. A plataforma oferece recursos simples e práticos para criar questionários na versão gratuita, mas possui também recursos pagos.


04. Typeform: plataforma especializada na criação de formulários online. É possível criar questionários de forma personalizada, adequando-o de acordo com a sua necessidade. Possui versão gratuita. Recurso completos apenas na versão premium.


Etapa 2: Geração de Oportunidades


Com a situação atual do negócio em mente, é preciso analisar o cenário de oportunidades. Nessa etapa, as reuniões virtuais entre gestores e equipe são fundamentais. As ferramentas digitais sugeridas nessa fase possuem integrações com outros softwares o que facilita a dinâmica das reuniões, tornando possível o uso de apresentações ricas em recursos visuais e interativos, como slides, vídeos, compartilhamento de material e até colaboração online.


05. Zoom: reuniões individuais ilimitadas com recursos de web conferência, videconferência e de colaboração em grupo. Para reuniões em grupo o limite é de 40 minutos na versão gratuita. Na versão premium, inclui até 300 participantes.


06. Microsoft Teams: plataforma unificada de comunicação e colaboração da Microsoft que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho.


07. Google Meet: serviço de comunicação por vídeo desenvolvido pelo Google. O grande diferencial é utilizar a mesma infraestrutura com segurança incorporada ao design, proteção integrada e rede global que o Google usa para proteger suas informações e privacidade.


08. Loom: plugin indicado para gravar a tela do computador sem precisar instalar softwares adicionais. Também é possível capturar imagem da webcam ou câmera do PC. Na versão paga há a opção de criar um Team Video Library.


09. Skype: está entre os mensageiros mais populares do mundo por sua variedade de recursos. Viabiliza troca de mensagens de texto, chamadas de vídeo, VoIP e até mesmo conferências de forma remota, com as funcionalidades especiais da versão Business.


10. Slido: plataforma de uso simples para perguntas e respostas e pesquisas. Em reuniões e eventos faz a ponte entre os participantes. É possível assistir a transmissão e interagir com pesquisas ao vivo ou com perguntas e respostas do público diretamente do aplicativo. Possui versão gratuita.


É justamente nessa colaboração online que se inicia o desenvolvimento do projeto, com a alocação dos r