30 ferramentas digitais para ajudar o seu negócio em tempos de crise



Reinventar ou aprimorar o próprio negócio durante a pandemia do coronavírus tem sido o desafio de inúmeros empresários. Em tempos de crise e pressionados pelo atual cenário econômico e social, os gestores têm nas mãos a missão de encontrar soluções de baixo investimento, mas que sejam assertivas e que gerem resultados.


Para encarar essa tarefa escolhemos potencializar, aqui na int.4, o uso de ferramentas digitais com os nossos clientes. São recursos que otimizam o processo de gestão e desenvolvimento de novos projetos, contribuindo em diversas frentes como: produtividade, gestão do tempo, organização e compartilhamento de ideias, entre outros.

Reunimos em um diagrama as 30 ferramentas digitais que mais tem nos auxiliado. Sabemos que essas não são todas, e nem teríamos a pretensão de esgotar o leque de opções, mas são as que mais tem gerado resultados positivos com os nossos clientes. Esse é o diagrama desenvolvido para a int.4 e que pode ser adaptado para o seu negócio.


Organizamos as 30 ferramentas em seis etapas de distribuição de trabalho que poderão ser aplicadas ao seu negócio, de forma criativa e colaborativa. Confira a seguir:


Etapa 1: Identificação (Tendências e Desafios)


Primeiramente é preciso compreender a situação atual do seu negócio, baseando-se em fatos e dados fundamentados e sustentados. Uma pesquisa por observação e uma conversa de alinhamento de expectativas podem ser positivos nessa etapa, mas ferramentas de coletas de informações, como pesquisas e questionários, podem agilizar e facilitar esse entendimento e gerar um bom modelo de coleta de informações iniciais junto aos clientes. Nessa etapa, sugerimos lançar mão de ferramentas digitais de pesquisa como:


01. Microsoft Forms: permite criar questionários e cadastros personalizados online. Oferece a opção de criar perguntas de vários formatos diferentes, publicar em um link na web e coletar as respostas em tempo real, com gráficos gerados automaticamente.


02. Google Forms: serviço totalmente gratuito, a ferramenta é indicada para solicitar feedback sobre algo ou pedir avaliações. Com ele é possível fazer pesquisas de múltipla escolha, realizar questões discursivas, entre outras opções.


03. Survey Monkey: ferramenta prática para fazer pesquisas quantitativas e qualitativas com base na coleta de dados. A plataforma oferece recursos simples e práticos para criar questionários na versão gratuita, mas possui também recursos pagos.


04. Typeform: plataforma especializada na criação de formulários online. É possível criar questionários de forma personalizada, adequando-o de acordo com a sua necessidade. Possui versão gratuita. Recurso completos apenas na versão premium.


Etapa 2: Geração de Oportunidades


Com a situação atual do negócio em mente, é preciso analisar o cenário de oportunidades. Nessa etapa, as reuniões virtuais entre gestores e equipe são fundamentais. As ferramentas digitais sugeridas nessa fase possuem integrações com outros softwares o que facilita a dinâmica das reuniões, tornando possível o uso de apresentações ricas em recursos visuais e interativos, como slides, vídeos, compartilhamento de material e até colaboração online.


05. Zoom: reuniões individuais ilimitadas com recursos de web conferência, videconferência e de colaboração em grupo. Para reuniões em grupo o limite é de 40 minutos na versão gratuita. Na versão premium, inclui até 300 participantes.


06. Microsoft Teams: plataforma unificada de comunicação e colaboração da Microsoft que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho.


07. Google Meet: serviço de comunicação por vídeo desenvolvido pelo Google. O grande diferencial é utilizar a mesma infraestrutura com segurança incorporada ao design, proteção integrada e rede global que o Google usa para proteger suas informações e privacidade.


08. Loom: plugin indicado para gravar a tela do computador sem precisar instalar softwares adicionais. Também é possível capturar imagem da webcam ou câmera do PC. Na versão paga há a opção de criar um Team Video Library.


09. Skype: está entre os mensageiros mais populares do mundo por sua variedade de recursos. Viabiliza troca de mensagens de texto, chamadas de vídeo, VoIP e até mesmo conferências de forma remota, com as funcionalidades especiais da versão Business.


10. Slido: plataforma de uso simples para perguntas e respostas e pesquisas. Em reuniões e eventos faz a ponte entre os participantes. É possível assistir a transmissão e interagir com pesquisas ao vivo ou com perguntas e respostas do público diretamente do aplicativo. Possui versão gratuita.


É justamente nessa colaboração online que se inicia o desenvolvimento do projeto, com a alocação dos recursos e definição do escopo de trabalho. É o momento de realizar o alinhamento prático de tudo que se coletou, entendeu e negociou de expectativas e oportunidades a serem desenvolvidas. Todo esse material pode ser compilado e inserido nas plataformas que permitem o acompanhamento do projeto: 


11. Asana: permite organizar o trabalho e projetos de equipe em um só lugar. Tanto na versão para web quanto para aparelhos móveis é possível gerenciar tarefas, listas, quadros e calendários. Integra com outros aplicativos e possui versão gratuita.


12. Trello: ferramenta de gerenciamento de projeto em listas e quadros extremamente versátil e que se molda conforme as necessidades de cada equipe. A plataforma oferece um panorama do que está sendo trabalhado, quem está trabalhando em quê e onde algo está em um processo. Possui versão gratuita.


Etapa 3: Desenvolvimento e Testes


Na etapa de desenvolvimento e interatividade do projeto podemos utilizar ferramentas de colaboração. Com elas é possível criar, modificar, interagir, apagar tudo, começar do zero e finalmente chegar a um consenso quanto ao projeto.


13. Miro: plataforma online para a construção de mapas mentais, diagramas e quadros com notas. Tudo em tempo real e em colaboração com os membros da equipe.


14. Invision: ferramenta de prototipagem rápida para testes de usabilidade ou para apresentar novas ideias para a equipe. Muito utilizado para o desenvolvimento de projetos de designs colaborativos.


15. Mural: espaço de trabalho digital para colaboração visual. A ferramenta permite que equipes pensem e colaborem visualmente para resolver problemas importantes por meio de diagramas.


16. Mindmeister: ferramenta online de mapeamento mental que permite captura, desenvolvimento e compartilhamento de ideias visualmente.


Etapa 4. Desenvolvimento e Validação


Para fazer acontecer, acelerar o processo interno e torná-lo ainda mais participativo, sugerimos o uso de aplicativos que geram respostas imediatas e online. Se for necessário aprovação ou votação de ideias e projetos com a equipe, essas ferramentas são uma mão na roda:


17. Mentimeter:  aplicativo para criação de enquetes, com respostas instantâneas. Basta adicionar a pergunta da enquete e posteriormente adicionar as opções em que os usuários possam votar.


18. Kahoot: serviço gratuito para criar testes de pergunta e resposta. O app possui formato parecido com jogos de quizzes, em que as questões corretas valem pontos.


Etapa 5: Implementação e Protótipo


Com ideias validadas e aprovadas pode ser necessário o implemento de testes piloto. Se for o caso, um trabalho de sensibilização, conscientização e engajamento da equipe será fundamental. As informações precisam ser compartilhadas e as áreas envolvidas precisam estar preparadas para a implementação. Nessa etapa será necessário o estabelecimento de um modelo de comunicação constante e efetivo com a equipe. As ferramentas que podem ajudar são:


19. Calendly: software de agendamento automático de reuniões. Conecta-se a até seis agendas para verificar automaticamente a disponibilidade do usuário.


20. WhatsApp: mais famoso aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Por meio dele os usuários podem enviar mensagens de texto, imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. Possui uma versão Business.


21. Slack: ferramenta de mensagens entre colaboradores que ajuda a centralizar a comunicação na empresa. Possui suporte a canais, conversas privadas e integração com serviços externos. É possível realizar chamadas de grupo com compartilhamento de tela. Possui versão gratuita, limitada.


Utilize também ferramentas que garantam aos envolvidos o acesso as informações e documentos do projeto a qualquer momento. As ferramentas de compartilhamento e repositório na nuvem ajudam nesse trabalho e ao mesmo tempo incentivam os membros da equipe a participarem. Conheça algumas delas:


22. Dropbox: software de armazenamento na nuvem e compartilhamento de arquivos. Possui outras funções interessantes como recuperação de arquivos excluídos.


23. One Drive: serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft. Guarda até 5 GB de arquivos na versão gratuita.


24. Google Drive: ferramenta de armazenamento em nuvem com uma variedade de aplicativos utilitários como planilhas, documentos, apresentações e agenda.


Etapa 6: Crescimento e Escala


Projeto desenhado, entregas sendo feitas, resultados aparecendo, é hora de apresentar ao mercado a solução construída. Ferramentas de comunicação externa ajudarão a fechar o ciclo de concretização do projeto.


25. Wix: plataforma online de criação e edição de sites. Permite criar um site profissional, independentemente de conhecimento prévio em programação ou design.


26. RD Station: plataforma de automação de marketing e com integração de CRM. Possibilita também a criação de templates para criação de páginas de captura. Possui período de teste de 10 dias.


27. Sendinblue: plataforma de automação de marketing com comunicação multicanal. É possível manter contato com leads por meio de e-mail, SMS, Push, Voz e automação. Possibilita também a criação de templates para criação de páginas de captura. Possui versão gratuita de até 300 e-mails por dia.


28. Xtensio: permite a criação e compartilhamento de documentos importantes como folhas de vendas, relatórios, estudos de caso e agendas.


29. Picktime: plataforma de agendamento on-line gratuita. Por meio dela, empresas e consumidores podem agendar reuniões, compromissos, aulas e eventos, inclusive se inscrever em salas de aulas e treinamentos agendados.


30. Canva: plataforma de criação de peças gráficas para web e impressão. Editor de fácil uso e acessível mesmo para quem não é especialista em design. Possui plano gratuito.


Gostou dessas dicas? Espero que elas sejam úteis para você!

Enquanto a pandemia amplia as incertezas, lembre-se que um olhar criterioso e criativo para o futuro traz mais segurança para o seu negócio. Não espere ver sinais de melhora para reagir!


E se você quiser ainda mais dicas sobre como encontrar soluções para o seu negócio em tempos de crise, saiba como participar da nossa consultoria e mentoria. Acesse o site da int.4.

0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

© 2019 por int4 Desenvolvimento e Gestão.

Após confirmação do pagamento os produtos online será disponibilizados imediatamente.

Rua Dom Joaquim Silvério 690 Sl.302 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG. 04.643.250/0001-90